Top 10

Melhores destinos da primavera

Primavera em Curitiba

Curitiba, PR - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Ana_Cotta.

No país da maior floresta tropical do mundo e de grande diversidade na fauna e na flora, não faltam opções de destino para quem decide viajar durante a primavera. São reservas ecológicas, parques e grandes extensões de jardins espalhados pelo território brasileiro, que ganham ainda mais charme na estação das flores e proporcionam o ambiente perfeito para a tranquilidade e a diversão. Confira abaixo dez lugares que podem colorir ainda mais suas férias.

1 - Gramado (RS)

Uma das mais belas e famosas cidades da Serra Gaúcha, Gramado é frequentemente lembrada pelo frio (eventualmente pela neve) e pelo Festival de Cinema. Mas o lugar não perde o charme quando as cores da primavera surgem em cena. Na rota da Região das Hortênsias, Gramado oferece a chance de passeios ao ar livre emoldurados por belas paisagens. O principal deles é o pedalinho no Lago Negro, rodeado de azaléas, hortênsias e pinheiros. Outras atrações são a Rua Coberta, o Minimundo, as fábricas de chocolate caseiro e, claro, o Natal Luz.

2 - Nova Petrópolis (RS)

Também localizada na Região das Hortênsias, Nova Petrópolis reserva muita beleza e aconchego nas construções, cujos traços evidenciam a herança alemã, e nos parques e praças. Vale a pena conferir de perto a Praça das Flores, o Labirinto Verde, o clube de voo livre Ninho das Águias e a Cascata Johann Grings. No mês de outubro, o público ainda pode se maravilhar com o Frühlingsfest, o Festival da Primavera, que conta com exposições, workshops, concursos e até sessão gastronômica (com direito a flores comestíveis).

3 - Curitiba (PR)

A capital do Paraná possui no currículo a classificação de cidade com melhor qualidade de vida do Brasil e está entre uma das mais verdes do mundo. Curitiba recebe os turistas com 30 parques e bosques e mais de mil espaços públicos arborizados (são 64,5m² de natureza por habitante, dados de 2010). Atrações indicadas para o roteiro dos visitantes são a Praça Tiradentes, a Rua das Flores, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, além do setor histórico da cidade.

4 - Campos do Jordão (SP)

Um recanto sob a guarda da Serra da Mantiqueira e distante 173 km da capital São Paulo, Campos do Jordão é a cidade de maior altitude no Brasil: 1.628 metros acima do nível do mar. Chamada de Suíça Brasileira, pelas construções tipicamente europeias e pelas baixas temperaturas, o lugar também reserva belezas para a estação das flores. Vale a pena visitar o Complexo Pedra do Baú, o Horto Florestal, o Borboletário (que abriga cerca de 35 espécies da região), o Parque da Floresta Encantada, o Bosque do Silêncio e o Pico do Itapeva.

5 - Holambra (SP)

Apelidada de “Cidade das Flores”, Holambra é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. A cerca de 40 km de Campinas (SP), o município sedia a Expoflora no mês de setembro. Pelas ruas, a herança holandesa é notável nas construções e até no nome (na junção entre HOLanda, AMérica e BRAsil). Além da exposição e dos campos de flores, o turista pode desfrutar do frescor da primavera à beira dos lagos Nossa Prainha ou Vitória Régia, além de visitar o Museu Histórico Cultural.

6 - Rio de Janeiro (RJ)

Para desmistificar a imagem de praia e carnaval associada à cidade do Rio de Janeiro, nada como visitar a capital fluminense em outra época do ano. A estação das flores pode ser uma boa oportunidade para conhecer os diversos parques e reservas ecológicas abrigados pela cidade, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Paradas obrigatórias no Jardim Zoológico do Rio, o primeiro zoológico nacional, e no Jardim Botânico, o mais antigo do Brasil (próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas).

7 - Santo Antônio do Pinhal (SP)

Ar puro da montanha, cachoeiras, paisagens exuberantes e vegetação abundante formam a composição perfeita para um lugar de descanso na Serra da Mantiqueira, a 163 km da capital paulista. Santo Antônio do Pinhal ainda é conhecida pelas águas com propriedades medicinais, que teriam poderes para realizar desejos. Entre os passeios possíveis, há o ecoparque Jardim dos Pinhais e o Roteiro Verde, que contempla a cultura, a história e a natureza do lugar, com destaque para o Recanto das Orquídeas e a Casa da Mata.

8 - Brumadinho (MG)

A cerca de uma hora de carro desde Belo Horizonte (MG), Brumadinho coleciona opções de passeios e roteiros turísticos. O contato com a natureza é garantido em atividades como arvorismo, trekking, escalada e tirolesa. Há ainda o Safari Rural e a escola de voo livre. Na hora de programar a viagem, é indispensável planejar uma visita ao Inhotim, um museu a céu aberto em meio à Mata Atlântica dedicado à arte contemporânea. Quatro mil espécies botânicas estão espalhadas nos 97 hectares de jardins, e a área de preservação chega a 440 hectares.

9 - Joinville (SC)

Localizada ao norte de Santa Catarina, Joinville prepara-se para sediar pela 74ª vez a Festa das Flores em 2012. A exposição, que costuma acontecer no mês de novembro, contabiliza mais de 15 mil flores à disposição do público. Turistas ainda podem acrescentar ao roteiro passeios por parques ecológicos, como o Parque Zoobotânico, e pela Estrada do Rio Bonito, na Zona Rural na cidade, uma rota que reserva elementos naturais unidos à arquitetura e à culinária germânica.

10 - Atibaia (SP)

Saltar de asa delta desde o topo da Pedra Grande, a 1,4 mil metros, andar no teleférico e passear pelo roteiro turístico rural. Desde o programa mais radical até o mais pacato, as opções são bastante diversificadas na cidade localizada a 67 km de São Paulo (SP). Atibaia ainda sedia, no mês de setembro, a Festa das Flores e do Morango, que há mais de 30 anos marca a primavera na cidade com diversas receitas com morango e variadas espécies de plantas.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias