Top 10

Melhores destinos para idosos

Idosos em Viagem

Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Luke Addison.

Rodar o Brasil buscando novas paisagens, cores e sabores é uma excelente maneira de aproveitar a vida na aposentadoria. Nessa hora de colher os frutos depois de tantos anos dedicados à família e ao trabalho, os idosos brasileiros querem mais é curtir o sol e a natureza. Pelo menos é isso que mostra a lista dos 10 destinos nacionais mais procurados pelos turistas da 3ª idade, de acordo com o programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo.

1 - Fortaleza (CE)

A capital do Ceará figura no topo da preferência da 3ª idade graças a uma irresistível combinação entre belezas naturais, passeios históricos e gastronomia. A Praia do Meireles tem, de um lado, o mar azulado e, de outro, uma grande variedade de restaurantes e feiras de artesanato. Já a Praia de Sabiaguaba, a 20 quilômetros do centro, tem como atrativo a tranquilidade para uma boa pescaria ou um banho calmo. Na cidade, não deixe de conhecer o centenário Teatro José de Alencar e o Mercado das Artes.

2 - Fernando de Noronha (PE)

Uma visita ao Arquipélago de Fernando de Noronha é a oportunidade de um encontro único com a natureza. Nos passeios de barco saindo do Porto Santo Antônio você pode ver de perto as formações rochosas e ou ninhos de aves marinhas ou contemplar o romântico visual do entardecer próximo ao Morro dos Dois Irmãos. Outra pedida é uma caminhada pelas áreas de construções históricas como o Palácio São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

3 - Natal (RN)

Sol, mar e compras não podem faltar em um roteiro de viagem em Natal. Na costa, a Praia do Forte é uma excelente opção, com piscinas naturais formadas pelos arrecifes no local. Depois de curtir o mar, vale dar uma passada no Mercado da Redinha para provar delícias locais como a manjuba frita e a ginga com tapioca e, em seguida, ir às compras no Centro Municipal de Artesanato e no Centro de Turismo.

4 - Serra Gaúcha (RS)

Passeio dos sonhos para muitos brasileiros nas férias de inverno. A Serra Gaúcha tem atrações que vão bem além da neve e do fondue. Quem vai até a região pode planejar um roteiro para conferir as belezas naturais, os chocolates artesanais e a gastronomia de Gramado e de Canela. As duas cidades são recheadas de pontos turísticos como a Igreja São Pedro, a Rua Coberta, o Lago Negro e o Palácio dos Festivais, em Gramado, e a Catedral de Pedra, em Canela. A região também é repleta de restaurantes que oferecem o melhor da culinária alemã, suíça e gaúcha, além dos tradicionais cafés coloniais.

5 - Maceió (AL)

Na dúvida entre ficar na piscina ou tomar um banho de mar? Então fique com os dois em Maceió. A cidade com 40 quilômetros de litoral tem famosas piscinas naturais formadas na praia de Pajuçara. Também vale conhecer o Pontal da Barra - pacato bairro onde vive uma comunidade de pescadores e artesãos que expõem seus produtos nas portas das casas - e o histórico bairro de Jaraguá, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas.

6 - Salvador (BA)

7 - Lençóis Maranhenses (MA)

8 - Bonito (MS)

9 - Belém (PA)

10 - Recife (PE)


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias