Top 10

Melhores destinos históricos

Ouro Preto em Minas Gerais

Ouro Preto, MG - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Rafael Estrella.

Aproveitar as férias ou feriado prolongado com um passeio em uma cidade histórica pode ser um ótimo passeio para você e para sua família. Conhecer lugares como Porto Seguro (BA) e Petrópolis (RJ) é uma oportunidade única de ver de perto os locais que foram cenário de episódios marcantes da nossa história.

1 - Porto Seguro (BA)

Que tal um passeio em uma cidade que respira história e ainda conta com os encantos da costa nordestina? Assim é Porto Seguro, cidade baiana onde Pedro Álvares Cabral desembarcou com suas caravelas em 1.500. As marcas do Descobrimento do Brasil e do início da colonização portuguesa estão nos principais pontos turísticos da região, como o Marco de Posse, a Igreja Nossa Senhora da Pena e o Monte Pascual. À noite, a Passarela do Álcool é uma das principais atrações, com um variado cardápio de bares e restaurantes.

2 - Petrópolis (RJ)

As ruas de Petrópolis guardam muito da história do período Imperial da história do Brasil. Foi na cidade que a família real brasileira fixou residência na segunda metade do século XIX. O Palácio em estilo neoclássico, erguido entre 1845 e 1854 hoje abriga o Museu Imperial, que guarda um vasto acervo de objetos e obras de arte da corte. Outra atração é o Palácio Quitandinha, onde funcionou, nos anos 1940, o maior cassino-hotel da América do Sul. Também não podem ficar de fora do roteiro o Palácio de Cristal e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

3 - Ouro Preto (MG)

A cidade mineira de Ouro Preto é um dos símbolos da arquitetura e da arte do período colonial. Em toda a parte há prédios históricos como o do Museu da Inconfidência. Instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, guarda o restos mortais dos heróis da Inconfidência. A arte de Aleijadinho está presente na Igreja São Francisco de Assis. Foi ele que desenhou o prédio, a fachada e as imagens religiosas. Na região também é possível provar tesouros da gastronomia mineira como o tutu de feijão com lombo de porco e linguiça, o frango ao molho pardo e o feijão tropeiro.

4 - Brasília (DF)

Repleta de prédios de arquitetura arrojada, a paisagem de Brasília se confunde com a história recente do Brasil. Um passeio pela capital federal é a chance de conhecer os belos prédios por onde passam as principais decisões da república, como Palácio do Planalto, Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Palácio do Alvorada e o Supremo Tribunal Federal. Catedral de Brasília, Teatro Nacional e o Memorial JK também merecem atenção do visitante.

5 - Recife e Olinda (PE)

Famosas pelo carnaval embalado pelo frevo, as duas cidade pernambucanas contam um pouco da história do Brasil em suas ruas e monumentos. Recife tem como destaques o bairro do Recife Antigo, que abriga a Rua do Bom Jesus. O local tem uma série de bares e restaurantes instalados no casario antigo. A arquitetura da Rua da Aurora, repleta de sobrados históricos, brilha às margens do rio Capiberibe. Já Olinda, a menos de 10 quilômetros da Capital, ostenta o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade graças a seu Sítio Histórico e edificações como a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

6 - São Luiz (MA)

7 - Manaus (AM)

8 - Diamantina (MG)

9 - Pirenópolis (GO)

10 - Paraty (RJ)


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias