Enoturismo

Enoturismo

Serra Gaúcha, RS - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Riccardo Pastore.

Renda-se aos sabores e paisagens das vinícolas brasileiras

Um encontro com novos aromas e belezas naturais é o que espera você em um passeio pelas principais regiões produtoras de vinhos do Brasil. No Sul ou Minas Gerais, as vinícolas oferecem diversas opções de visitas que incluem sessões de degustação, gastronomia típica e uma verdadeira imersão no mundo do vinho. Entre uma taça e outra, você ainda pode fazer compras para incrementar sua adega e ainda conhecer os belos vinhedos. Confira dicas de roteiros nas principais regiões produtoras do Brasil:

Serra Gaúcha (RS)

A região é repleta de opções para os amantes do vinho. Hospedado em Garibaldi (RS), você pode explorar as vinícolas da região concentradas em Bento Gonçalves. A cidade conta com uma série de opções como a Rota Cantinas Históricas. Os lugares contam a história da imigração italiana, com degustação de vinhos, de sucos de uva e de espumantes nas vinícolas e restaurantes especializados em cozinha italiana. Também vale dar uma passada no Mirante do Campanário para apreciar a paisagem local.

Outro roteiro imperdível é o do Vale dos Vinhedos, região que abrange parte dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e de Monte Belo do Sul. As mais de duas dezenas de vinícolas do vale estão abertas ao público o ano todo, com oferta de visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Além do vinho, também é possível ouvir histórias dos imigrantes com os membros das famílias que administram as vinícolas, além de provar queijos, doces e geleias coloniais no comércio local.

Outra atração da região é a FENACHAMP – Festa Nacional do Champanha, realizada a cada dois anos, no mês de outubro, em Garibaldi.

Sul de Minas Gerais

A produção de vinho é uma tradição no sul de Minas, principalmente nos municípios de Caldas e de Andradas. Hospedado em Poços de Caldas, é possível conhecer a região forjada pela colonização italiana. Nas vinícolas locais, a atração é a produção nas adegas, desde as artesanais até as mais modernas, e as degustações.

Quem visita Andradas no mês de julho ainda tem a chance de acompanhar a Festa do Vinho. E em Caldas o visitante também tem a oportunidade de conhecer a Cachoeira de Margarida e o Balneário Dr. Reinaldo de Oliveira Pimenta.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email