Penedo - Finlândia no Brasil

Penedo

Casas coloniais - Penedo, RJ - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Sergio Ziliotti.

Clique aqui para encontrar imóveis para alugar em Penedo

Um pedaço da Finlândia em Penedo

Se você perguntar a um morador do Rio de Janeiro onde fica a Finlândia, é possível que ele lhe diga que fica logo ali, ao pé da serra. E não estará tão enganado. Situada na região serrana fluminense, Penedo possui, desde que por lá se estabeleceu a colônia finlandesa, há mais de 80 anos, duas culturas convivendo juntas.

O Papai Noel está aqui

Quem visita a localidade, partindo do município de Itatiaia, não deve esquecer tão cedo suas peculiaridades. Seja dezembro, março ou agosto, o Papai Noel estará por lá. E não em forma de bonecos ou pinturas. De carne e osso mesmo. Uma das principais atrações de Penedo, a Casa do Papai Noel foi reconhecida pelo Governo da Finlândia como a residência de verão oficial do bom velhinho.

Festas e destinos clássicos da região

Outra curiosidade local é que ir ao baile, por lá, é um programa família. Todos os sábados, a partir das 21h, o Clube Finlândia realiza o Baile Finlandês. A festa, sem restrições etárias, conta com apresentação de danças típicas. Menos inusitados, porém obrigatórios para quem quer conhecer um pouco mais da cultura finlandesa, alguns destinos são clássicos em Penedo. O primeiro deles é o Museu Finlandês, com mais de mil objetos que contam a história da colônia finlandesa no distrito. Próximo a ele, na Praça Finlândia, fica o Marco do Cinquentenário, monumento em aço inoxidável erguido em 1979 para comemorar os 50 anos da imigração.

Curiosidades sobre o roteiro cultural

A Pequena Finlândia é um parque temático com casas de madeira em cores tradicionais, lojas e restaurantes inspirados na cultura dos imigrantes. Já a Casa de Pedra é uma construção genuinamente finlandesa. Mas não pela arquitetura. Iniciada em 1932, a obra foi feita por um finlandês que carregou as pedras do rio para a construção. Levou 14 anos para ficar pronta.

Ao fim do roteiro cultural, quem vai a Penedo encontra-se em um ponto privilegiado para seguir para outros locais turísticos da região. De lá, pode-se facilmente ir e voltar, no mesmo dia, à Itatiaia, Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari ou Capelinha.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin