Gastronomia da Chapada Diamantina

Comida típica da Chapada Diamantina

Moqueca na Chapada Diamantina - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Jorge in Brazil.

Para conhecer os sabores da Chapada Diamantina

Se as belezas da Chapada Diamantina ainda não te convenceram a passar uns dias no coração da Bahia, a gastronomia vai te fazer arrumar as malas já! E não é por causa do acarajé nem do vatapá. A cozinha do garimpo é uma das especialidades da região, e pode ser encontrada principalmente na cidade de Lençóis, o portal de entrada da Chapada.

Aproveite a batata da serra

A gastronomia criada pelos garimpeiros perdeu força com o passar dos anos, mas continua viva pelas ruas da pequena cidade. Prova disso são os estabelecimentos que ainda servem godó de banana, cortado de mamão verde e cortado de palma, cacto da caatinga nordestina que serve de sustento para muitas famílias da região. A exótica batata da serra também deve estar no cardápio, mesmo que não seja tão comum quanto os outros pratos. Isso porque ela não é cultivada em grande quantidade: apenas alguns remanescentes do garimpo colhem o tubérculo e o trazem para os restaurantes. Não é todo dia que dá para saborear uma batata que pode chegar até sete quilos.

Versão crua em Lençóis

Aliás, esqueça a batata frita, cozida, assada. Em Lençóis, é a versão crua que dá um toque especial desde a salada até a sobremesa. Tem ainda o pirão de parida - mas não se assuste com o nome! O prato servia para alimentar as mulheres que tinham acabado de dar à luz e, na verdade, é bem simples, feito com caldo do ensopado da galinha caipira.

Reserve um tempo para o paraíso

Reserve um tempinho entre uma refeição e outra para as mais de 40 trilhas em 152 mil hectares, onde águas límpidas e cachoeiras cristalinas são apenas alguns dos pontos altos do roteiro. Isso é o mais legal de tudo: em Lençóis, além da ótima gastronomia, o cenário paradisíaco rende momentos incríveis - e um álbum de fotos maravilhoso!

Encontre aqui imóveis para alugar na Chapada Diamantina


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias