Comida Mineira

Comida Mineira

Minas Gerais - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr whitiebrass.

Aluguel de imóveis em Minas Gerais. Aproveite o tempero Mineiro!

Minas te espera com passeios culturais e culinária criativa

Procura boa comida? Vai para Minas, uai! Além de ser um ótimo destino para quem curte casarões seculares, ruelas antigas e muitas lições que relembram as aulas de história, Ouro Preto, Diamantina e companhia conquistam os visitantes com a ajuda de um cardápio marcado por cheiros e sabores irresistíveis.

Culinária tem a marca da história do Brasil

A cozinha mineira é um retrato do Brasil - e a receita de sucesso não está só no sabor: além do tempero e aroma marcantes, cada delícia guarda um pedacinho de séculos de história. Prepare-se para voltar à época dos escravos, ao ciclo do ouro e das pedras preciosas, a um tempo em que a criatividade reinava em cozinhas com poucos recursos. O resultado são pratos simples, mas que mesclam com sabedoria os ingredientes do quintal da casa dos avós. Nada de caviar. Minas é lugar de feijão, porco, galinha e fubá.

Deixe a dieta de lado e renda-se ao cardápio de delícias

Comece pelo feijão tropeiro, antigamente feito pelos homens que transportavam ouro desde as minas até a capital do país. Durante as paradas, a refeição alimentava o grupo e garantia a continuidade do trabalho. O tutu à mineira, espécie de purê de feijão também merece lugar à mesa. A delícia vem acompanhada de carne de porco, linguiça, couve e arroz. Impossível não ficar com água na boca.

Cidades históricas preservam a culinária local

Encontrar essas iguarias não é tarefa difícil. É só arrumar as malas e partir rumo aos inúmeros pontos turísticos de Minas Gerais. Uma boa escolha é Tiradentes, cidade em que, por diversas vezes, os Inconfidentes se reuniram secretamente. Ainda hoje, túneis interditados reforçam o ar de mistério de uma das joias do Brasil colonial.

Passeio é marcado por símbolos do barroco

Patrimônio Histórico da Humanidade, Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. A cidade preserva as igrejas de São Francisco de Assis, obra-prima de Aleijadinho, e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. Também vale conferir Diamantina, famosa por suas pedras preciosas, casario colonial e ruas iluminadas por lampiões.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias