Cidades Históricas do Maranhão
Travessia São Luís-Alcântara

Curta com sua familia o Maranhão do jeito que ele é!

Maranhão - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Otávio Nogueira.

Travessia São Luís-Alcântara é passeio imperdível

Só conhece o Maranhão quem embarca nos ferry-boats que fazem a travessia São Luís-Alcântara. Quem quer ver natureza além dos Lençóis que estampam os postais deve incluir no roteiro o passeio que leva ao berço da antiga aristocracia maranhense. Durante muito tempo, Alcântara tinha o porto mais próximo da Europa, o que explica os casarões luxuosos e ruelas cheias de histórias. Anote aí: a travessia de uma hora de duração vale a pena!

Do lado de São Luís, o visitante se divide entre a agitação de uma capital com quase 1 milhão de habitantes, tradicionais festas populares e um Centro Histórico que reúne grande parte da cultura maranhense. Os guias turísticos recomendam que se reserve no mínimo quatro dias para conhecer os casarões azulejados, mirantes, portais, igrejas, fontes e monumentos rodeados por ruas de pedra, becos e escadarias. A capital também tem belas praias. Vale apostar em Ponta d’Areia, Calhau, Olho d’Água e Araçagy.

Quem vai para Alcântara, a 22 km dali, encontra televisão e ar-condicionado na embarcação, que transporta 160 pessoas por viagem. Durante o trajeto, é comum avistar botos e revoadas de árvores raras. Ao desembarcar no Terminal Cujupe, a subida da Ladeira do Jacaré liga leva os visitantes até o centro histórico. Mesmo com a opção de ser conduzido por veículos motorizados ou carroças puxadas por burrinhos, quem já visitou a cidade garante que subir a ladeira é como um ritual - deve ser seguido mesmo sob o escaldante calor equatoriano. O esforço compensa: ao chegar, o turista é brindado com antigos casarões e seus receptivos moradores. Muito rica durante o período colonial, Alcântara se viu frente a uma crise econômica na segunda metade do século XIX. A partir de então, foi como se o povoado tivesse parado no tempo, mantendo o ar aristocrático de antigamente.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin