Cidades Históricas de Minas Gerais

Tiradentes, MG

Tiradentes, MG - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr Thomás.

Três destinos históricos para conhecer em Minas Gerais

Conhecer ao vivo e a cores um pouco da história do Brasil, e finalmente vivenciar tudo aquilo que você aprendeu na escola, é muito mais fácil do que você imagina. Localizada nas entranhas do Brasil, Minas Gerais é um dos destinos históricos mais indicados para os amantes da cultura nacional. Saiba mais sobre três cidades mineiras, onde a diversão e a cultura são grande aliadas:

Ouro Preto

Marcada por expedições que desbravaram o interior do país em busca de ouro, a cidade é um marco histórico. Lá, pedaços do passado são visíveis não somente em museus, mas também nas pequenas ruas e construções que preservam toda a tradição local, fazendo dela a primeira cidade brasileira a receber o título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade reúne um dos maiores acervos barrocos do país, guardando relíquias como as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Um passeio imperdível é o Museu do Ouro, que guarda diversas pedras preciosas e - claro - ouro encontrado na região. A cidade abriga ainda o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Para quem curte a natureza, Ouro Preto também é um prato cheio: cachoeiras, trilhas e uma enorme área de mata nativa protegida fazem parte da paisagem.

Tiradentes

A 156km de Ouro Preto, Tiradentes também é um livro de história. Os monumentos Matriz de Santo Antônio e o Chafariz de São José são paradas obrigatórias para quem deseja entrar no túnel do tempo e conhecer a Minas Gerais de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.

Uma estadia na cidade, porém, pode resultar em alguns quilinhos a mais. Tiradentes tem uma gastronomia tão tradicional quanto sua importância cultural. Não é à toa que é considerada a segunda cidade com a maior quantidade de restaurantes estrelados do estado, perdendo apenas para Belo Horizonte. Com ruazinhas e estabelecimentos em clima interiorano, a comida não se restringe somente a sabores locais, mas também investe em culinária global. Em agosto, Tiradentes abriga um famoso Festival Gastronômico.

Diamantina

Terra da Chica da Silva, Diamantina abriga cultura, história e muita música. Famosa por seu belo conjunto arquitetônico, a cidade abriga igrejas que retratam a arte barroca de antigamente. Além disso, o local integra o circuito Estrada Real, um dos maiores roteiros culturais e turísticos do Brasil. Também conhecida por promover um dos carnavais mais animados do Brasil, Diamantina transpira música. Uma das atrações mais interessantes do local são as vesperatas - evento em que os músicos se apresentam ao ar livre das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste dos barzinhos na rua.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias