Cicloturismo

Pratique cicloturismo com segurança

Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr taquiman.

Viver não é preciso, pedalar é preciso

O cicloturismo é uma atividade na qual o praticante usa a bicicleta como algo que vai além de um simples meio de transporte, e se torna uma espécie de companheira de viagem. É um conceito de aproximação entre o indivíduo e a bike, visando, além do puro exercício físico, o turismo e o transporte sustentável. Somente na Alemanha, estima-se que 21 milhões de pessoas pratiquem o cicloturismo, movendo em torno de 5 bilhões de euros por ano. Mas chega de números, pois agora é hora de pedalar!

Paraná

Na região de Curitiba temos a Estrada da Graciosa, passando por Quatro Barras. São quase 90 km de uma estrada histórica, com direito a várias paradas bacanas. A trilha começa no centro da capital paranaense, e acaba no cidade histórica de Morretes. Quando chegar lá não deixe de comer o famoso barreado, prato indígena que consiste em um cozido de carnes, pois ele vai ajudar a repor as energias para a volta.

Santa Catarina

A Acolhida na Colônia disponibiliza um projeto de agroturismo diferenciado, que visa a promover uma vivência do campo, na região da Encosta da Serra Geral, em Santa Catarina. Lá você pode conhecer plantações, apiários, cachoeiras e rios locais. Mas o que diabos isso tudo tem a ver com o cicloturismo? É que o projeto também possui boas rotas de cicloturismo para passeio e exploração, como os disponíveis nas cidades de Anitápolis, circuitos Rio da Prata e Rio do Ouro, e Santa Rosa de Lima, circuitos Cachoeira May e o Rio Bravo.

São Paulo

No estado de São Paulo é possível encontrar uma das maiores rotas de cicloturismo do país. A função começa em Areiópolis, uma pequena cidade próxima à São Manuel, e depois passa por vários municípios do interior como Botucatu, Conchas, Pardinho, Parapanema e Campos de Holambra. Ao todo, são mais de 400km, e a previsão é de que a aventura seja percorrida em nove dias. Mas tenha cuidado, a sinalização ainda não é das melhores, então é aconselhável levar um GPS para realizar o trajeto.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin