Águas Termais

Curta e relaxe com sua família nas águas termais pelo brasil

Laguna Salada, BOL - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Paris88, reconhecido pelo Wikipedia.

Sombra e água (não tão) fresca

Um cenário paradisíaco, com águas mornas e sombra abundante. E não precisa necessariamente ser na praia, não. Para não virar croquete na areia, o destino certo são as águas termais. Vindas de regiões extremamente profundas e de origens vulcânicas, as águas emergem do subsolo, carregando substâncias terapêuticas bem particulares.

Segundo a mitologia grega, Pégaso, o cavalo alado, teria dado um coice em uma rocha provocando a abertura de uma fenda, de onde teria brotado a primeira água mineral com poder de cura. Apesar do estudo dos gregos, foram os romanos que desenvolveram terapias curativas utilizando os diversos tipos de águas disponíveis nos territórios por eles conquistados. As termas quentes ou frias eram utilizadas para combater o cansaço dos soldados, restaurar as energias, curar feridas e até tratar de alguns males crônicos. No Brasil, existem diversas fontes hidrominerais com características terapêuticas pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia e Santa Catarina.

Olímpia (SP) e Lindóia (SP)

Se São Paulo tem a fama de ser o Estado mais estressante e estressado do Brasil, Olímpia e Lindóia têm tudo para acabar com essa imagem. Olímpia está localizada no noroeste paulista. É lá que está o Parque Thermas dos Laranjais, um dos mais importantes Brasil. Atraídos pelas águas termais, milhares de turistas visitam o local diariamente. Olímpia também é a capital do Folclore, tendo no Museu do Folclore um dos mais completos acervos sobre o tema. No mês de agosto, a cidade recebe o Festival Nacional do Folclore, a mais importante mostra de manifestação folclórica do país.

Já Águas de Lindóia, considerada a Capital Termal do Brasil, está localizada a poucos minutos de São Paulo. A localidade surgiu ao redor das fontes minerais que maravilharam tropeiros do século XIX. A cidade foi fundada em 16 de novembro de 1938, possui cerca de 18 mil habitantes e dedica-se ao turismo e ao engarrafamento da água mineral apreciada em todo o mundo. Suas águas formam hoje um dos mais importantes parques minerais do planeta.

Caldas Novas (GO) e Rio Quente (GO)

Localizadas em Goiás, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente são uma bela alternativa à falta de praia do Estado. Caldas Novas é considerada a maior estância hidromineral do mundo. O destino recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por ano, muitos deles interessados nas fontes de águas termais, que podem chegar a quase 60ºC. Os turistas têm várias opções de lazer, entre eles os diversos parques aquáticos com piscinas naturais toboáguas, bares e restaurantes.

Rio Quente é famosa por abrigar o único rio de águas quentes do mundo, com uma vazão de 150 milhões de litros/dia. As temperaturas da água, que tem propriedades teurapêuticas, variam entre 26ºC e 47ºC. Rio Quente é tranquila e agradável. Suas ruas e praças refletem a simplicidade e a beleza de uma cidade construída por aqueles que amam a natureza. O acesso a este lugar paradisíaco é fácil e seguro. Por terra, através de boas estradas e pelo ar através das principais companhias aéreas.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email