Dia do Viajante

Dia 01 de outubro

Viajando pelo Mundp

Aeroporto de Curitiba, PR - Todos os direitos da foto reservados ao usuário do Flickr César.

Para homenagear os antigos viajantes

Dia 1º de outubro é Dia Nacional do Viajante Comercial - ou Caixeiro Viajante, como também é conhecido. A profissão de viajar entre cidades levando produtos apenas disponíveis nos grandes centros era bastante comum na primeira metade do século XX, quando não havia a facilidade para o transporte de mercadorias que se tem atualmente. Hoje, o espírito dos velhos caixeiros segue presente no comércio com o vaivém de milhares de pessoas que viajam pelo país buscando novidades nas grande metrópoles. Se você está entre estes turistas, veja algumas dicas de compras nas principais capitais:

São Paulo (SP)

A capital paulista é a principal cidade de compras brasileira - todo ano há pelo menos 11 milhões de pessoas que viajam por esse motivo. Há 59 ruas de comércio especializado. Destacam-se a Rua José Paulino, no Bom Retiro, onde o foco é no público feminino; a Rua São Caetano, para noivas; a Rua Oscar Freire, para o comércio de luxo; e, é claro, a 25 de Março, onde uma infinidade de produtos a preços populares.

Rio de Janeiro (RJ)

Para fazer um bom turismo de compras no Rio de Janeiro, o ideal é passar por Copacabana, onde há a Galeria Menescal e a Santa Clara 33; no Leblon, onde há o Shopping Leblon e o Rio Design Leblon; em Ipanema, na Feirinha Hippie que acontece em todos os domingos, das 9 às 18h; e na Toca do Vinícius, espécie de museu/loja com produtos que lembram o artista.

Curitiba (PR)

Quem vai a Curitiba não pode deixar de passar na Rua 24 horas, galeria onde há lojas de roupa e artesanato. Os shoppings não podem ser esquecidos - principalmene o Mueller, o Curitiba e o Omar.

Porto Alegre (RS)

Se o foco é nos preços baixos, é impossível não ir à Rua Voluntários da Pátria e na Rua dos Andradas. Se a ideia é artigos de luxo, uma dica é passar na Calçada da Fama, nome popular da Rua Padre Chagas, onde há joalherias, lojas de grife e lojas de especiarias.

Salvador (BA)

Seu roteiro de compras tem de passar pelo Mercado Modelo, onde há roupas, artesanato e artigos de decoração. Os mesmos produtos também são vendidos nas lojas do Pelourinho. Uma dica também é o Instituto Mauá, organização mantida pelo governo


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias