Festival da Pinga de Paraty

De 21 a 24 de agosto de 2014

Festival da Pinga em Paraty, RJ

Paraty, RJ - Todos os direitos da foto reservados ao Wikipedia.

Encontre aqui imóveis para alugar em Paraty

Festival da Pinga para conhecer o outro lado de Paraty

Se você é daqueles que acha que cachaça é tudo igual, está mais do que na hora de você conhecer o Festival da Pinga de Paraty.

A 250 quilômetros do Rio de Janeiro, sempre no terceiro fim de semana de agosto, a cidade histórica põe à prova dos visitantes o melhor da produção de aguardente, realizada há mais de 300 anos na região. Além de diversos tipos de pinga artesanal e concurso de drinks à base de cachaça, shows de música brasileira, como samba e forró, embalam um dos maiores festivais dedicados à bebida no país.

Dos mais de 100 alambiques de aguardente que funcionaram no município desde 1700, existem atualmente sete engenhos responsáveis pela produção da cachaça de forma totalmente artesanal em Paraty, no Rio de Janeiro.

Depois de conhecer o melhor da bebida da cidade, que tal aproveitar mais uns dias para conhecer a culinária paratiense? Com iguarias indígenas, portuguesas e africanas, muitas vezes misturadas, a cidade apresenta uma gastronomia tipicamente caiçara. Do legado indígena, o destaque é o “Azul Marinho”, peixe enrolado em folha de bananeira e assado em fogueira ou sob ela, embaixo da areia. A culinária portuguesa trouxe o peixe assado em telha canal, as sardinhas assadas na brasa, o cozido de carnes. Já a galinha ao molho pardo é especialidade africana.

Para a sobremesa, difícil descobrir qual o doce mais doce. Além de ser a terra do pé-de-moleque legítimo, feito com melado, farinha de mandioca e gengibre, Paraty tem também o massapão, feito com ovos, açúcar e coco ralado. Melado e ovos na mesma receita também vingam por lá. É o manuê-de-bacia, iguaria na qual trigo é adicionado à dupla.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin