A capital de todos os santos sedia a Copa do Mundo de 2014

Arena Fonte Nova em Salvador, para a Copa de 2014

Salvador é certamente uma das referências mais conhecidas do Brasil no imaginário popular estrangeiro e, nada mais natural, será uma das sedes mais concorridas da Copa do Mundo 2014. Ajuda a construção desse imaginário o fato de ser a capital da Bahia, estado onde os portugueses desembarcaram em 1500, marcando os eventos que desencadearam o Descobrimento do Brasil.

Hoje a capital baiana é uma das maiores cidades do país, com quase 2,9 milhões de habitantes, presença econômica marcante e, claro, um grande amor pelo futebol. Além das duas equipes soteropolitanas tradicionais – Bahia e Vitória – os baianos também acompanham competições de outros estados, sendo normal ver pessoas vestindo camisas de times do Rio e de SP.

A Itaipava Arena Fonte Nova é um dos estádios mais tradicionais do país e sua presença na Copa 2014 também é um tributo a história do futebol nacional. Inaugurado em 1951, o local já foi palco de decisões do campeonato baiano, de campeonatos brasileiros e jogos internacionais, tanto dos times locais, quanto da Seleção Brasileira. A antiga Fonte Nova foi demolida e reconstruída do zero para receber durante a Copa algumas das maiores seleções mundiais: Espanha, Holanda, Alemanha, França e Portugal.

Data

Horário

Partida

Rodada

13 de junho de 2014

16:00:00

Espanha x Holanda

1ª rodada do Grupo B

17 de junho de 2014

13:00:00

Alemanha x Portugal

1ª rodada do Grupo G

21 de junho de 2014

16:00:00

Suíça x França

2ª rodada do Grupo E

25 de junho de 2014

13:00:00

Bósnia x Irã

3ª rodada do Grupo F

1º de julho de 2014

17:00:00

1º Colocado H x 2º Colocado G

Oitavas-de-final

5 de julho de 2014

17:00:00

1º B ou 2º A x 1º D ou 2º C

Quartas-de-final

Hospedagem

Salvador é uma das cidrias linhas de ônibus que levam até o local. Logo, a escolha do imóvel para locação pode considerar a proximidade com a Arena ou com pontoades com estádio mais bem localizados, entre as sedes da Copa. A Fonte Nova fica próxima ao Centro, com fácil acesso pela Avenida Castelo Branco e vás turísticos da cidade.

É possível encontrar imóveis a partir de R$ 80 a diária, sendo apartamentos em bairros costeiros como a Barra, Ondina e Itapuã os mais comuns. Também estão disponíveis para locação casas em locais turísticos como o Pelourinho e o Centro Histórico. Em qualquer um deles, a certeza é de aproveitar ao máximo o que Salvador tem a oferecer!

Muita história para contar na Roma Negra

Nos primeiros anos do Descobrimento, Salvador foi escolhida para ser capital da Terra de Santa Cruz, um dos nomes primitivos do país. E como cidade escolhida para sediar o governo da nova empreitada portuguesa, foi a primeira a receber construções, calçamento, comerciantes, engenhos, porto e infraestrutura para abrigar os europeus. Também foi a primeira a assimilar o fenômemo do sincretismo no Brasil, quando a cultura e religião (candomblé) dos povos africanos que chegavam aos milhares se misturou com o cristianismo trazido pelos portugueses.

A população negra e parda é a imensa maioria em Salvador, tornando a cidade a maior vitrine da cultura afro-brasileira. A capital baiana também é considerada o centro de culto das religiões africanas, o que rendeu o apelido de Roma Negra, em referência à importância da cidade romana para o Cristianismo. O Centro Histórico de Salvador é um roteiro indispensável para conhecer o caldeirão de misturas que é a Bahia, embalado pelo som do bloco Olodum, pelas cores e tributos aos orixás, pelos sabores da culinária baiana e pela arquitetura colonial portuguesa.

Outro cartão-postal marcante da cidade é o Elevador Lacerda, que transporta pessoas da Cidade Baixa para a Cidade Alta de Salvador. No Mercado Modelo, atração turística badalada da Bahia, é possível encontrar uma centena de lojas com artesantos, produtos típicos e pratos da culinária baiana. Já a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde é celebrada anualmente em janeiro a Festa do Bonfim, uma celebração católica de três séculos em homengem à imagem de Cristo. Nas escadarias da igreja também é realizada anualmente a celebração afro-brasileira Lavagem do Bonfim, onde são vendidas as fitinhas de pano coloridas tão características da Bahia.

Salvador também foi onde Jorge Amado escolheu para viver e onde morreu, em 2001. Um dos maiores escritores lusófonos modernos, Amado se inspirou no cotidiano e na vida soteropolitana da primeira metade do século 20 para escrever Dona Flor e Seus Dois Maridos, obra que consagrou a protagonista que entitula um livro como uma das personagens mais queridas da literatura nacional. Outro representante da cultura local é Dorival Caymmi, que eternizou Salvador e a Bahia em suas canções. Mas a cidade tem uma lista enorme de representantes na cultura nacional, entre eles Castro Alves, Ruy Barbosa, Padre Antônio Vieira e Gregório de Mattos.



Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias