Recife/PE: mistura de cores e culturas

Estádio Beira Rio, Porto Alegre. Sede Copa do Mundo de 2014.

Veneza Brasileira, Capital do Nordeste, Florença dos Trópicos, Cidade Maurícia. Poucas cidades têm tantos apelidos quanto Recife, capital de Pernambuco e uma das doze sedes da Copa do Mundo 2014. Conhecida pelos seus canais e por prédios históricos inspirados pela arquitetura holandesa, a cidade também se destaca com suas praias, cores e ritmos folclóricos. A influência dos holandeses é datada da invasão da então Capitania de Pernambuco, e posterior governo do conde Maurício de Nassau, no século XVII, que fez Recife prosperar.

Para receber os aficionados por futebol, Pernambuco construiu a Cidade da Copa em São Lourenço da Mata (a 20 quilômetros do centro de Recife). No local está a Itaipava Arena Pernambuco, com 46 mil lugares, que vai receber cinco jogos da competição, entre eles duas partidas de campeões mundiais: Itália e Alemanha. O acesso ao estádio é feito por linhas de ônibus em toda Região Metropolitana de Recife, além das estações de metrô Rodoviária e Camaragibe.

Em Recife estão sediados Náutico Capibaribe, Santa Cruz e Sport Recife, os três maiores times de Pernambuco e do Nordeste, acostumados a disputar títulos nacionais e internacionais. Apesar da queda do Náutico na Série A de 2013, seu maior rival, o Sport já garantiu vaga na elite em 2014, enquanto o Santa Cruz disputará a Série B.

Data

Horário

Partida

Rodada

14 de junho de 2014

16:00

Costa do Marfim x Japão

1ª rodada do Grupo C

20 de junho de 2014

19:00

Costa Rica x Itália

2ª rodada do Grupo D

23 de junho de 2014

16:00

Croácia x México

2ª rodada do Grupo A

26 de junho de 2014

16:00

Alemanha x Estados Unidos

3ª rodada do Grupo G

29 de junho de 2014

17:00

1º Colocado D x 2º Colocado C

Oitavas-de-final

Hospedagem em Recife

Como é a única das cidades da Copa a não sediar um estádio, Recife oferece muitas opções de locação próximas aos jogos – realizados em São Lourenço da Mata – em sua Região Metropolitana, principalmente em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, além da própria capital pernambucana. A Arena Pernambuco fica às margens da BR-408 e possui linhas de ônibus que a ligam diretamente às cidades vizinhas.

Como é a única das cidades da Copa a não sediar um estádio, Recife oferece muitas opções de locação próximas aos jogos – realizados em São Lourenço da Mata – em sua Região Metropolitana, principalmente em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, além da própria capital pernambucana. A Arena Pernambuco fica às margens da BR-408 e possui linhas de ônibus que a ligam diretamente às cidades vizinhas.

As opções começam em R$ 75,00 e vão desde flats até casarões para 20 pessoas. Muitos oferecem piscina e infraestrutura para festas. Os mais próximos do mar naturalmente são mais distantes do estádio, mas a vista e a proximidade de outros pontos de interesse podem compensar.

Cultura e arte em toda parte

Recife é uma terra de mescla e experimentação, a mistura entre portugueses, holandeses, indígenas e africanos que virou arte. A cidade é certamente uma das mais coloridas, desde a fachada de seus prédios históricos até ruas e calçadas pintadas e embaladas pelo ritmo do maracatu. A história recifense pode ser facilmente contada por seus seis rios e mais de 60 canais, às margens de onde a cidade cresceu e criou sua identidade.

Por ser constituída em um estuário, a cidade oferece enormes possibilidades de passeios ecológicos, com a fauna rica dos mangues, que inspiraram os grupos musicais Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A a criarem o movimento Manguebeat, que estourou na cultura pop da década de 1990. Para quem busca contato com a tradição local, nada melhor do que visitar a Feira do Recife Antigo nas tardes de domingo, com 150 barracas vendendo desde artesanato a comidinhas locais, como o bolo de rolo e a bureka, um prato típico da culinária judaica. A contribuição da etnia hebraica também pode ser conhecida na Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga do continente americano.

Claro, quem quiser aproveitar uma boa e bela faixa de areia com vista para o mar tem destino certo em um dos sete quilômetros de extensão da praia de Boa Viagem. Por estar dentro do perímetro urbano de Recife, a orla possui bares, quiosques, quadras para esportes, chuveiros e toda a infraestrutura necessária para curtir a experiência sem preocupações.



Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias