Manaus, encantos indígenas e a paixão pelo futebol

Arena da Amazônia, estádio para Copa do Mundo 2014 da FIFA.

Longe do senso comum, Manaus é uma das mais vibrantes sedes da Copa do Mundo 2014. A capital do Amazonas mesclou como poucas os avanços tecnológicos com as tradições seculares de seus primeiros habitantes indígenas em seus quase 350 anos. Os 2 milhões de habitantes da metrópole carregam nos rostos, costumes e linguajar a mescla étnica dos indígenas e europeus.

Os manauaras são apaixonados por futebol. Apesar disso, a cidade tem apenas um representante nas principais competições nacionais, o Nacional Futebol Clube, agremiação centenária que disputou a Copa do Brasil e a Série D em 2013. A (quase) ausência em competições profissionais não impede os habitantes locais de alimentarem seu amor pela pelota.

A participação nos gramados é ativa, já que é de lá o maior campeonato amador de futebol do Brasil e um dos maiores do mundo. O Campeonato de Peladas do Amazonas (Peladão) reúne equipes amadoras de todos os bairros de Manaus, além de times de outras cidades do estado. Em 2014 será disputada a 42ª edição da competição, que já chegou a contar com quase 30 mil jogadores inscritos em edições anteriores, inclusive oriundos de agremiações estritamente indígenas.

Sustentabilidade para um clássico

Manaus não esconde seus laços com a Floresta Amazônica e tem trabalhado para preservar os “pulmões do mundo”. A Arena do Amazonas atendeu exigências ambientais em todas as etapas da construção e reaproveitou 95% do material resultante da demolição do antigo estádio. O Estádio Vivaldo Lima deu lugar a um moderno complexo esportivo com 47 mil lugares em dia de jogos, e que vai ter a honra de receber a partida entre Inglaterra e Itália (confira a tabela abaixo). Um clássico do futebol mundial no gramado amazonense!

Data

Horário

Partida

Rodada

14 de junho de 2014

19:00

Itália x Inglaterra

1ª rodada do Grupo D

18 de junho de 2014

18:00

Camarões x Croácia

2ª rodada do Grupo A

22 de junho de 2014

18:00

Estados Unidos x Portugal

2ª rodada do Grupo G

25 de junho de 2014

17:00

Honduras x Suíça

3ª rodada do Grupo E

Hospedagem em Manaus

A capital do Amazonas também oferece diversas opções de estadia. As possibilidades de aluguel por temporada vão desde apartamentos flat, até casarões, com garagem, piscina e churrasqueira e capacidade para acomodar 20 pessoas. Todos bem localizados, aconchegantes e com fácil acesso ao estádio em dia de jogos.

É importante considerar as opções que ofereçam ar condicionado, já que a temperatura média nos meses de junho e julho, durante a Copa do Mundo, é de 33ºC O aluguel diário sai a partir de R$ 100.

Atrações mil

É impossível passar pela cidade sem conhecer um dos inúmeros bares da noite manauara, que oferecem iguarias típicas da culinária local. O tacacá certamente é a escolha certa, pois é um dos pratos mais populares da Região Norte. Feito com caldo de tucupi (extraído da raiz da mandioca) e servido em goma de tapioca com camarões e jambu, uma erva local semelhante ao agrião.

Numa pausa dos jogos da Copa, é possível conhecer o famoso Teatro Amazonas, construído no século 19, em pleno Cíclo da Borracha, e símbolo da cidade. Outra atração é o Museu do Homem do Norte, dedicado à memória dos cablocos que construíram a história do Brasil. E, claro, o Mercadão Municipal Adolpho Lisboa, que comercializa frutas frescas e típicas amazônicas, além de produtos locais.

Também é em Manaus, na Pólo Industrial, bem perto da Floresta Amazônica, que estão sediadas as unidades produtivas das maiores empresas do mundo em eletrônicos e eletrodomésticos, registrando 127 mil empregos em 2013.


Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias