Destino preferido de turistas brasileiros e estrangeiros

Estádio Castelão, Fortaleza para Copa do Mundo FIFA 2014

Capital brasileira mais próxima da Europa, a 5,6 mil quilômetros de Portugal, Fortaleza é certamente uma das sedes mais requisitadas da Copa do Mundo 2014. Seus 25 quilômetros de praias urbanas de areias claras e águas cristalinas, arquitetura rica em história e vida cultural agitada fazem da capital do Ceará um destino atraente em qualquer época do ano. Durante a Copa das Confederações, em 2013, a sede foi a que mais recebeu turistas: 265 mil, segundo a Fifa.

Durante junho e julho de 2014, as atenções mundiais estarão voltadas para a capital cearense já que a Seleção Brasileira jogará contra o México em sua segunda partida no grupo A. As campeãs e tradicionais Alemanha e Uruguai também vão disputar duas partidas no Castelão. O estádio, inaugurado em 1973, tem capacidade para 58 mil torcedores, passou por sua segunda grande reformulação para a competição e também foi palco da Copa das Confederações. Caso o Brasil confirme o favoritismo, conquistando o primeiro lugar de seu grupo e passe pelas oitavas, jogará novamente no Ceará em 4 de julho (veja tabela abaixo).

Data

Horário

Partida

Rodada

14 de junho de 2014

16:00:00

Uruguai x Costa Rica

1ª rodada do Grupo D

17 de junho de 2014

16:00:00

Brasil x México

2ª rodada do Grupo A

21 de junho de 2014

16:00:00

Alemanha x Gana

2ª rodada do Grupo G

24 de junho de 2014

17:00:00

Grécia x Costa do Marfim

3ª rodada do Grupo C

29 de junho de 2014

13:00:00

1º colocado Grupo B x 2º colocado Grupo A

Oitavas-de-final

4 de julho de 2014

17:00:00

1º colocado Grupo A ou 2º colocado Grupo B x 1º colocado do Grupo C ou 2º colocado do Grupo D

Quartas-de-final

Hospedagem

Quem busca conforto e proximidade ao Castelão pode alugar imóveis no bairro de mesmo nome. As diárias saem a partir de R$ 170 e o local fica um pouco mais distante das praias e do centro de Fortaleza. É possível encontrar locações diárias a partir de R$ 60 em vários pontos da cidade, como próximos às praias de Iracema, Futuro, Iguape e Presídio, Porto das Dunas, e em bairros vizinhos ao centro, como Meireles e Joaquim Távora.

Uma dica para quem tem um imóvel na cidade e está querendo melhorar o orçamento em 2014, é anunciar seu imóvel por temporada no AlugueTemporada.

Durante a Copa das Confederações 2013, foram disponibilizados 250 ônibus gratuítos partindo de seis localidades da capital cearense, algo que deve se repetir durante os jogos da Copa do Mundo. Ao alugar, considere permanecer na cidade por mais alguns dias para curtir o Fortal, considerado a maior festa de carnaval fora de época do Brasil. A micareta que reúne milhares de foliões será realizada entre 25 e 27 de julho e terá shows de Ivete Sangalo, Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) e Asa de Aguia.

Cachaça, romantismo e bom humor

A capital do Ceará está longe de ser apenas um destino de verão. As ruas, praças e esquinas fortalezenses exalam a inspiração do estilo romântico eternizado pelo escritor José de Alencar, e sua obra-prima “Iracema”, que tem como pano de fundo a colonização europeia no estado. A personagem principal dá nome a uma das mais belas praias da cidade e ganhou até escultura na Lagoa da Messejana, no sul de Fortaleza. O Teatro José de Alencar, no centro, é uma belíssima homenagem arquitetônica ao escritor.

Outros escritores famosos que começaram suas carreiras em Fortaleza são a dramaturga Raquel de Queiroz, e o positivista Clóvis Beviláqua, um dos fundadores da agremiação iterária Padaria Espiritual, em cafés do centro da cidade. O movimento influenciou o Realismo e autores como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.

O Ceará também traz alegrias aos brasileiros, já que alguns dos grandes humoristas do país são cearenses. Terra dos inesquecíveis irmãos Chico Anysio e Lupe Gigliotti, de Renato Aragão, o Didi, Tom Cavalcanti e do palhaço e político Tiririca. Quem quer rir tem destino certo no Teatro do Humor Cearense, na Avenida Beira-Mar, onde quadros de humor são apresentados diariamente (exceto às quintas-feiras) por talentos locais.

Um dos símbolos nacionais tem seu espaço no Ceará: a cachaça. A bebida à base de cana e sua história são contadas no Museu da Cachaça, localizado a uma hora de carro de Fortaleza e com fácil acesso pela rodovia estadual CE-065. A atração foi construída nas antigas instalações de uma das maiores fábricas de cachaça do Brasil e narra a evolução da bebida desde os tempos do Brasil Colonial até a divulgação pelo mundo como patrimônio nacional.



Siga o AlugueTemporada

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube
  • Linkedin

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias