Castelos do Brasil


Você não precisa pertencer a uma família real ou viajar a uma cidade medieval da Europa para ver de perto um majestoso castelo. Construções como essas também podem ser visitadas em diversas cidades brasileiras, garantindo um passeio que mistura beleza arquitetônica e as belas histórias que sempre envolvem essas edificações. Conheça alguns dos mais famosos castelos brasileiros:

Castelo do Alto da Bronze, Porto Alegre (RS)


Encravado no centro histórico da capital gaúcha, o pequeno castelo foi erguido nos anos 40 por Carlos Eurico Gomes. Aficionado por construções medievais, ele abandonou a família para viver com a amante e seu filho no local que combina torres, paredões de pedra e janelas em arco. Ciumento, ele manteve a nova mulher aprisionada no local por quatro anos, até a separação. O local hoje abriga um espaço cultural que realiza exposições de artes, saraus literários e apresentações musicais e teatrais.

Castelo Garcia D´Ávila, Mata de São João (BA)


Quem vai à costa baiana para curtir a Praia do Forte também pode conhecer o parque histórico e cultural onde ficam as ruínas do Castelo Garcia D´Ávila. Também conhecido como Casa da Torre, foi erguido em 1551 e é apontado como a única construção das Américas com características medievais. O local também conta com um centro de visitação e o sítio arqueológico.

Castelo do Batel, Curitiba (PR)


A imponente construção inspirada nos castelos franceses da região do Loire é uma das marcas do charmoso bairro do Batel, na capital paranaense. Erguido pelo cafeicultor Luís Guimaraes, o prédio foi reformado na década passada e hoje abriga um centro de eventos que recebe desde eventos empresariais até os mais badalados casamentos de Curitiba. O local fica ainda mais bonito no final do ano, quando ostenta uma bela iluminação de Natal.

Castelo de Itaipava, Petrópolis (RJ)


A construção mistura estilo medieval com um toque normando clássico. Foi feita com blocos de pedra vindo de Portugal, telhado de ardósia da França e mármore italiano. As portas e janelas são de jacarandá, com ferragens inglesas e vitrais austríacos. Hoje, é usado como local para festas e eventos.

Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro (RJ)


Inaugurado em 1889, o castelo ficou famoso como o local do ‘Último Baile do Império’, realizado poucos dias antes da Proclamação da República. Idealizado pelo Ministério da Fazenda, que pretendia utilizar a estrutura como posto aduaneiro, o prédio foi inspirado nos castelos neogóticos do século XIV. Hoje administrado pela Marinha, o local é aberto à visitação, tendo como principais atrações o Torreão, a Ala do Cerimonial e as exposições permanentes sobre a Marinha e sobre a história da Ilha Fiscal.

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias