Curiosidades sobre Curitiba


Encontre imóveis para alugar em Curitiba


Curiosidades de Curitiba (PR)


Cidade marcada pela imigração polonesa e pelo planejamento urbano, Curitiba chama a atenção pelo cuidado com o meio ambiente. A preocupação aparece na quantidade de parques e jardins espalhados pela cidade, onde a população aproveita para tomar um banho de sol, conversar e levar os cachorros para passear. Para aproveitar bastante a cidade, confira a seguir algumas curiosidades sobre pontos turísticos que você não pode deixar de visitar.

Bosque do Papa


Se você quiser investigar um pouco da origem de Curitiba, vale a pena visitar um de seus mais famosos parques: o Bosque do Papa. O lugar tem esse nome porque, em 1980, recebeu a visita do Papa João Paulo II. É lá que também fica o Museu de Imigração Polonesa, onde há uma reconstituição do local onde viviam os imigrantes poloneses. Outra atração é a Casa dos Troncos, transformada posteriormente na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa. Por fim, o bosque também oferece trilha ecológica, ciclovia, palco, uma loja de artesanato e uma casa de chá.

Boca Maldita


Situada na Rua das Flores, a Boca Maldita é um calçadão que virou ponto de encontro na cidade desde a época da ditadura militar. Uma manifestação ocorrida na Boca Maldita marcou a cassação do governador Haroldo Leon Peres. Os frequentadores assíduos do calçadão fundaram um grupo denominado “Cavaleiros da Boca Maldita” que, anualmente, se junta para oficializar a entrada de novos membros. Ao longo da rua, espalham-se bares, cafés e bancas de revistas.

Museu Oscar Niemeyer


O Museu Oscar Niemeyer, antes sede de secretarias estaduais, hoje abriga obras de grandes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Situado no Centro Cívico de Curitiba, próximo ao Bosque do Papa, o local atrai turistas pelo planejamento e design inovadores. Anexado ao edifício principal há o Olho, considerado uma das obras-primas de Niemeyer, espaço também utilizado para receber exposições.

Jardim Botânico


Um dos principais cartões-postais de Curitiba, o Jardim Botânico chama a atenção devido à beleza dos gramados e à arquitetura em art nouveau da estufa, marcada por três abóbadas e inspirada em um palácio de cristal londrino do século XIX. Dentro do espaço fica o Museu Botânico de Curitiba que possui um herbário de 310 mil espécies. No Jardim há um bosque de araucárias, um lago, quadras esportivas e um velódromo.

Ópera de Arame


Perto do Espaço Cultural Paulo Leminski fica o teatro Ópera de Arame, símbolo da arquitetura curitibana. Com telhado de policarbonato transparente, a construção foi inaugurada em 1992 no Parque das Pedreiras. Com capacidade de 1.648 lugares, teve como primeiro espetáculo encenado a peça Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare. O tempo de construção foi curtíssimo: apenas 75 dias. No caminho para o teatro os visitantes atravessam uma ponte que fica sobre um lago.

Procure sua casa para temporada

Encontre a casa perfeita para as suas férias

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Receba as últimas novidades por email